segunda-feira, agosto 29

Eu e o Mundo

Pois bem. Tomei neste instante a seguinte resolução : (dois pontos e um ciclo respiratorio para criar a atmosfera necessaria) escrever uma breve reflexão diaria. O ambiente está gerado, uma boa musica, um maço de tabaco e um cinzeiro – tenho tudo o que é essencial. O dia de hoje, especificamente a noite, demonstrou me mais uma vez que a vida é muito mais facil quando somos livres. Liberdade essa conferida por uma calma de espirito, confiança, segurança e algo tão simples como a sinceridade. A conclusão de hoje é essa mesma, ser se sincero é a coisa mais facil do mundo, as pessoas em geral é que a tornam complexa. Realmente, nao percebo a razão permanente que dita as pessoas a agirem sob véus de cinismo e de hipocrisia. Há aspectos vitais na nossa vida enquanto seres inviduais e no colectivo – sociedade - , sendo o primordial o Ser. O que nos somos dita a relação connosco mesmos e com as outras pessoas. Para que as coisas se processem de um modo saudável e natural há que se ser enquanto pessoa alguém seguro, confiante, conhecedor de si. Ou seja, sabermos quem somos, qualidades, defeitos, saber discirnir tais coisas torna nos conscientes do que somos e permiti nos melhorar as relações inter-humanas. A partir desta base, torna-se mais facil trabalhar a nossa personalidade e caracter, modificando o que julgamos de errado e preservar os aspectos positivos. Isto é uma boa teoria, todavia nao passa disto mesmo. Dado que se conclui facilmente atraves de uma simples reflexao racional mas ha algo indiscutivel e insociavel ao ser: o sentimento. O Humano é complexo desda sua estrutura organica até à mental. Se não sentissemos, a teoria seria posta em pratica imediatamente e não haveria nenhum entrave à sua execução. O que fazer quando somos simultaneamente mente e coraçao? Até que ponto devemos fazer exercer o poder mental sobre o sentimental e vice versa? Quando é o tempo de pensar? Quando é o tempo de sentir? Vou fazer uma pausa, dei um suspiro é sinal de impasse – acendo um cigarro. Primeira conclusao : o que somos espelha-se nas nossas relaçoes. Estarei me a repetir? Talvez, mas é de facto o que penso e nunca é demais salientar. Devemos encarar o mundo de frente, por mundo entende-se como o local onde vivemos, as pessoas nele inseridas, o que é o mesmo que dizer a nossa comunidade. Nascemos e a nossa vida prolonga-se para alem do utero que nos gerou. A partir deste marco, o que mais nos determinará sera a educação, a familia, em especial, os nossos pais. Assim como tudo o circulo em que estamos inseridos. Mas a evoluçao de cada um é diferente do da pessoa que reside ao lado, e o estagio mental também, a idade também. O que me perturba é o seguinte: como é que em circuitos de pessoas tao jovens existem tantos problemas? Ha uma resposta muito simples: a idade tenra que torna os jovens radicais, vivendo intensamente tudo o que os rodeia. Por outro lado, o que que justifica tamanha malicia nessas pessoas? Ao ser se jovem nao deveria ser mais facil estabelecer relaçoes de amizade mais profundas? Possivelmente, a falta de experiencia aliada à falta de alicerces mentais leva a que haja mais problemas entre pessoas jovens. Eu relaciono-me com as pessoas na base da sinceridade e sempre defendi com todas as armas possiveis a comunicação. A partir do momento em que nao gostamos de alguem nao seria mais facil lidar com isso, utilizando a indiferença como arma, ou simplesmentar alianarmos nos dessa presença? Porque dizer mal? Porque que a troça aguça a felicidade de uns e entristesse outros? Sou uma idealista, sera? Sei apenas que me sinto bem na minha pele, ao lidar com os outros de modo claro, com respeito e dando tudo o que eu posso na base da sinceridade. Sei que sei algumas coisas, tenho uma cabeça bem organizada, sei quais sao os meus objectivos e sei como consegui-los. Sem descurar a vivencia desta vida sentindo o que me rodeia, deixando me levar por uma corrente de emoções e sensaçoes, estando simultaneamente sensivel aos que os outros nos dizem sem palavras, apenas pela liguagem corporal.

1 comentário:

Anónimo disse...

andas a ter aulas de sociologia?humm...psicologia?experiencia de vida?tlvz ixu...lol
este textu sim é tipico Sara Paiva:P